Uma atleta na Dulcini-Centrosucar

Uma atleta na Dulcini-Centrosucar

Campeã no Tiro Esportivo, colaboradora é destaque em campeonatos e na empresa.

Certeira e Assertiva, a gerente de Qualidade da Dulcini – empresa fabricante dos açúcares comercializados pela Centrosucar, Alessandra Fontanari da Silva, de 37 anos, tem se destacado também em outra área. Formada em Engenharia da Qualidade Integrada, e há 12 anos se dedicando a equipe Centrosucar-Dulcini, Alessandra agora desponta como promissora atleta brasileira em Tiro Esportivo, conquistando títulos e medalhas.

Em 2015, já com 31 anos, Alessandra conheceu o esporte – levada pelas mãos do marido, Vagner, que também é praticante. Sua primeira modalidade foi carabina de ar 10metros e, no mesmo ano, já disputou o Campeonato Regional CBC/Taurus, na categoria damas.

“Não conhecia o esporte antes de 2015, ano em que meu marido tirou o CR (certificado de registro para atiradores) e começou a frequentar clubes de tiro. No primeiro torneio, ele já me incentivou a participar. Mesmo sem treinamentos e utilizando uma carabina emprestada, fui vice-campeã do campeonato, numa final realizada em Araraquara, no interior de São Paulo”, conta sobre sua iniciação.

Depois, com treinos frequentes e com uma carabina própria novinha, Alessandra iniciou uma trajetória de conquistas e coleciona medalhas e posições do ranking. Em 2016, conquistou o campeonato regional. Já 2017, foi o ano para ter seu CR e participar em outras modalidades, ampliando sua atuação no esporte, com participações também com armas de fogo, e ganhando o campeonato regional em 4 modalidades: pistola calibre 38, em 10metros; carabina de ar, em 10metros; e carabinas calibre 22 e 38, no 25metros.

No ano seguinte, Alessandra se torna atleta federada pela Federação Paulista de Tiro Esportivo e se filia à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. “Fiquei muito interessada, por conta dos resultados que estava obtendo nos campeonatos regionais e, mesmo com pouco tempo de treino, consegui dois terceiros lugares naquele ano. O Tiro Esportivo possui várias categorias, mas como iniciei aos 31 anos, sempre competi na categoria damas principal”, explica. Ainda no mesmo ano de 2018, a atleta é contemplada no programa Bolsa Atleta, tendo em vista suas grandes conquistas.

Os próximos anos, Alessandra colecionou ainda mais conquistas. Em 2019, disputou oito modalidades, sendo campeã em sete e obtendo três recordes. Em 2020, foi campeã em três modalidades no campeonato Brasileiro. “Como foi o ano do centenário da primeira medalha olímpica do Brasil, que foi justamente no tiro esportivo, eu fui contemplada com três armas de fogo”, comenta.

A atleta e profissional Alessandra tem se destacado também na empresa. Tendo iniciado como estagiária em 2003, logo foi contratada como analista da qualidade na antiga Usina Dedini (parceira para a planta fabril da Dulcini, na época). Em 2009, com as mudanças da unidade de fabricação, Alessandra passou a ser Líder de Laboratório e, agora, é a atual Gerente de Qualidade.

“Tenho muito orgulho de todo meu trajeto na Dulcini, de todo o aprendizado durante todos esses anos e, em especial, por ter participado do processo de certificação da ISO 22000, em 2016; da certificação FSSC 22000, em 2019; além das certificações Kosher e Halal”, conta. “Para conseguir conciliar trabalho e esporte, eu faço atividades físicas 2 vezes por semana – com pilates, bicicleta –, além da acupuntura semanalmente. Realizo treinos específicos aos fins de semana em casa; e na modalidade ar comprimido, nos clubes; intercalando com as próprias competições”, descreve sobre sua rotina. “O esporte do tiro é muito detalhista e realmente exige muito apoio no preparo dos materiais, além de ser um desafio manter os equipamentos e os custos”, completa.

Mas essas dificuldades têm sido desafios a serem compensados com tamanho destreza nas armas e nas competições. Somente neste ano de 2021, ela já soma 90 medalhas.

Alessandra não deixa de registrar ainda que o esporte é um excelente treinamento para o trabalho em equipe. Como atleta, ela também tem angariado medalhas e troféus em equipe. “As equipes são formadas nas finais dos campeonatos, quando os três melhores atletas de cada Estado somam os melhores resultados; somente neste ano, fui premiada também em cinco equipes”, dispara sobre a importância do esporte em qualquer esfera da vida.

“Mas o que ressalto é que cada vez mais as mulheres vêm aderindo ao esporte, me incentivando ainda mais com meus objetivos de atleta”, comenta sobre o aumento do público feminino em praticar o Tiro Esportivo.

De acordo com ela, em toda competição há nervosismo, mas é com muito treinamento, estudo, concentração e dedicação, que os resultados aparecem. “Também o apoio do meu marido, família e amigos, além de amar o esporte é fundamental para a realização de uma boa prova”, diz ela que tem no marido o maior incentivador.

E essa é a receita da atleta, porque Alessandra vem angariando medalhas e melhores posições a cada campeonato, embora seu maior orgulho seja a conquista dos três recordes no campeonato brasileiro em 2019. “Com certeza, o ano que mais me marcou; participei de uma final em oito modalidades e conquistei sete ouros e uma prata”, comemora.