Sistema Coca-Cola faz acordo para adquirir AdeS

  • ades-soymilk_edited

A The Coca-Cola Company e a engarrafadora mexicana Coca-Cola Femsa anunciaram no início do mês um acordo com a Unilever para a compra do negócio de bebidas à base de soja AdeS, por US$ 575 milhões. A operação foi aprovada pelos Conselhos de Administração de The Coca-Cola Company, Coca-Cola Femsa e Unilever, e está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e ao cumprimento por parte das empresas de condições estabelecidas no acordo.

Fundada em 1988 na Argentina, a AdeS é líder do segmento de bebidas à base de soja na América Latina. Primeira grande marca lançada na categoria, a AdeS foi pioneira no desenvolvimento do segundo maior mercado global de bebidas à base de soja. A marca está presente no Brasil, no México, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai, na Bolívia, no Chile e na Colômbia. Em 2015, a AdeS vendeu 56,2 milhões de unidades de seus produtos e registrou receita líquida de US$ 284 milhões.

No Brasil, dentro do processo de diversificação para oferecer produtos que se adaptem ao estilo de vida e às necessidades do consumidor, o Sistema Coca-Cola, por meio da Leão Alimentos e Bebidas, também está comprando a Laticínios Verde Campo, de Minas Gerais. Ainda não há prazo para a conclusão do negócio. Com fábrica em Lavras (MG), a Verde Campo é dona da linha de produtos sem lactose Lacfree. Na categoria de refrigerantes, a mais recente inovação da Coca-Cola Brasil é a Coca-Cola com Stevia e 50% menos açúcares. O produto tem em sua receita o adoçante natural stevia e metade do açúcar da Coca-Cola original.

“A aquisição da AdeS representa mais um marco para o Sistema Coca-Cola em oferecer opções para os consumidores. A AdeS é marca líder em sua categoria, e estamos muito satisfeitos por adicioná-la ao nosso portfólio. É a continuidade de uma bem-sucedida parceria com nossos engarrafadores latino-americanos e traz mais inovação aos nossos mercados”, afirmou Brian Smith, presidente para a América Latina da The Coca-Cola Company.

“A AdeS complementa e reforça nosso portfólio de bebidas não-gasosas, dando a nossos consumidores uma gama mais ampla de opções. Com nosso parceiro, The Coca-Cola Company, vamos alavancar a liderança de AdeS, integrando a marca ao nosso robusto modelo de atuação para levar mais valor e inovação a essa nova plataforma de bebidas”, disse John Santa Maria, CEO da Coca-Cola Femsa.

“Esta venda é um passo em direção à remodelação do nosso portfólio na América Latina, para garantir à Unilever um crescimento sustentável e maior foco ao nosso negócio. AdeS é uma marca ícone, e nós acreditamos que seu potencial pode ser atingido fazendo parte do Sistema Coca-Cola”, comentou Miguel Kozuszok, vice-presidente executivo para a América Latina da Unilever.

Após a conclusão, o objetivo é que AdeS se torne parte da plataforma de bebidas não-gasosas da The Coca-Cola Company com a Coca-Cola Femsa em seus territórios franqueados. A The Coca-Cola Company vai trabalhar com seus parceiros engarrafadores locais para levar crescimento à marca AdeS em cada mercado, assim como outras parcerias já feitas no segmento de bebidas não-gasosas.

Fonte: ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas.